Dicas para você deixar sua cozinha gourmet um espaço funcional
Blog Dicas Dicas para você deixar sua cozinha gourmet um espaço funcional

Dicas para você deixar sua cozinha gourmet um espaço funcional

A cozinha, chamada de coração da casa, vai além de um espaço de preparação de refeições. É onde histórias são compartilhadas, experiências culinárias se intensificam e laços familiares se fortalecem. Aqui na Elevato entendemos a importância desse ambiente e trazemos dicas valiosas para criar cozinhas que são verdadeiros centros de convivência e sofisticação.

Praticidade e manutenção no dia a dia: O revestimento da cozinha deve ser durável e fácil de limpar, pois o ambiente está em constante contato com gordura, fumaça, água e restos de comida, para isso indicamos a colocação de um porcelanato acetinado em sua cozinha. Além disso, deve ser prático e funcional, pois essas são características necessárias e quase intrínsecas ao ambiente.

Dicas de iluminação correta: Uma cozinha com iluminação insuficiente pode dificultar a visualização dos alimentos e utensílios, aumentando o risco de acidentes. Além disso, a falta de luz natural pode tornar o ambiente desconfortável e pouco aconchegante. Para evitar problemas de iluminação na cozinha é importante considerar os seguintes fatores. 

Quantidade de luz: A cozinha deve ser bem iluminada para garantir a segurança e praticidade das tarefas. Para calcular a quantidade de luz necessária,  fale com seu arquiteto ou entre em contato com um de nossos especialistas.
Tipo de luz: A luz branca é a mais indicada para cozinhas, proporcionando uma boa visualização dos alimentos e utensílios.
Distribuição da luz: A iluminação deve ser distribuída de forma uniforme por todo o ambiente, com foco especial nas áreas de trabalho, como a bancada e a cuba, também conhecida como pia.

Para melhorar a iluminação em uma cozinha com pouca luz natural é possível instalar luminárias embutidas no teto ou spots direcionáveis na bancada e na pia.

O detalhe gourmet: As torneiras e misturadores gourmet são opções modernas e sofisticadas que podem agregar valor à estética da cozinha. No entanto, é importante escolher o modelo certo para o seu espaço e necessidades, pois uma torneira gourmet com bica alta pode ser ideal para cozinhas grandes, onde há espaço suficiente para a cuba e a bancada. Já em cozinhas pequenas, a bica alta pode ocupar muito espaço e dificultar o acesso aos armários.

Dicas adicionais:

 

  • Escolha uma torneira com sistema monocomando, que permite controlar a temperatura e a vazão da água com uma única alavanca.
  • Procure por torneiras com arejador, que economizam água e evitam respingos.
  • Escolha torneiras com design que combine com o estilo da sua cozinha.

 

IMAGEM 3: MISTURADOR GOURMET MONOCOMANDO


Escolha sua torneira com a cuba: 

As cubas de embutir em inox com calha úmida são uma opção prática e funcional para cozinhas. Aqui estão algumas vantagens das cubas de embutir em inox com calha úmida:

Praticidade: A calha úmida facilita a organização da cozinha, mantendo os utensílios e alimentos molhados em um só lugar.

Funcionalidade: A calha úmida pode ser usada para lavar frutas, verduras, carnes e outros alimentos.

Higiene: A calha úmida ajuda a manter a cozinha mais limpa, evitando que os alimentos molhados se espalhem pela bancada.


Dicas para escolher uma cuba de embutir em inox com calha úmida.

- Considere o tamanho da sua cozinha: A cuba deve ser de tamanho adequado para o espaço disponível.
- Escolha um material resistente e durável: O inox é um material que é resistente à corrosão e à ferrugem. Procure por uma cuba com design que combine com o estilo da sua cozinha.

Essas são algumas dicas rápidas para você pensar em construir ou reformar a sua cozinha. Aqui na Elevato você conta com todo o mix de acabamentos para deixar sua cozinha um espaço funcional com personalidade e estilo. Entre em contato pelo WhatsAPP e conte conosco.