Pisos Vinílicos: Tudo o que você precisa saber
jan 22.24
Quando se trata de escolher o revestimento de piso certo para sua casa ou escritório, o piso vinílico é uma opção que merece atenção especial. Versátil, durável e esteticamente atraente, o piso vinílico tem ganhado cada vez mais popularidade.
O Que é Piso Vinílico?
O piso vinílico é um tipo de revestimento feito de PVC (policloreto de vinila), plastificantes e pigmentos. Ele é projetado para imitar a aparência de materiais naturais, como madeira, pedra ou cerâmica.
Vantagens do Piso Vinílico:
Durabilidade: Os pisos vinílicos são altamente resistentes a arranhões, manchas e desgaste, tornando-os ideais para áreas de alto tráfego.
Variedade de Estilos: Disponíveis em uma ampla gama de cores, padrões e texturas, os pisos vinílicos oferecem opções para combinar com qualquer estilo de decoração.
Fácil Manutenção: São fáceis de limpar e requerem pouca manutenção ao longo do tempo.
Conforto: Possuem uma camada superior macia que proporciona conforto ao caminhar, reduzindo a fadiga.
Resistência à Água: Alguns tipos de piso vinílico são à prova d'água, o que os torna ideais para cozinhas, banheiros e áreas molhadas.
Tipos de Piso Vinílico:
Piso Vinílico em Régua: O piso vinílico em régua é o mais tradicional e conta com versatilidade e paginações diversas. Uma de suas principais características é se assemelhar à madeira. Disponíveis nos modelos colados e clicados. Além do piso, também podem ser aplicadas nas paredes e no teto, sendo coringas em várias propostas de decoração.
Piso Vinílico em Placas: Já a placa possui um formato igualmente criativo como é o da régua, mas com mais possibilidades de paginação, pois se pode combinar formas geométricas, padrões e cores nas versões coladas e clicadas. Também é a aplicação ideal para piso elevado, que necessita de placas autoportantes.
Piso Vinílico em Manta: O formato em manta é distribuído em rolos e é visualmente mais uniforme, uma vez que não possui juntas, já que são seladas na instalação do piso vinílico, facilitando a limpeza e manutenção. Os locais mais indicados para uso são hospitais e farmácias por conta da grande circulação de pessoas e pelo isolamento acústico e conforto que esse tipo de produto possui. Em lares, o ideal é utilizar em ambientes como quartos e salas.
Pode colocar piso vinílico em cima de cerâmica?
Sim, é possível colocar piso vinílico em cima de porcelanatos e cerâmicas, o que acelera muito reformas que não tem tempo a perder. É importante que o piso antigo apresente juntas inferiores a 5 mm, com placas que não estejam soltas tampouco desniveladas.
Quais os cuidados e manutenção com o piso vinílico?
A manutenção do piso vinílico é simples. Basta varrer ou aspirar regularmente para remover a sujeira e passar um pano úmido para limpeza. Evite o uso de produtos químicos abrasivos, pois podem danificar a superfície.
Vinílico colado ou clicado, qual o melhor?
Piso Vinílico Colado: Com uma grande variedade de formatos, o piso vinílico colado é um modelo tradicional no Brasil e que geralmente possui um ótimo custo x benefício para quem busca uma solução a longo prazo.
A instalação é feita à base de uma cola especial que é passada no contrapiso (fêmea), que deve estar seco, limpo, firme e, principalmente, nivelado para que a aderência não seja prejudicada no processo. Após isso, é feito o encaixe do piso (macho) que deve ficar sete dias secando, com uma manutenção bastante cuidadosa.
Piso Vinílico Clicado: Com formatos mais limitados, mas de fácil instalação, o piso vinílico clicado é uma opção bastante interessante para quem quer algo a curto prazo. A fixação é realizada com um encaixe macho-fêmea, por meio de cliques das peças, sem a necessidade de adesivos.
É de suma importância que o piso esteja em boas condições para que não haja desnivelamentos. Em caso de substituição, o piso vinílico clicado tem uma remoção bastante simples, sem a necessidade de descartar todo o material, como ocorre com o colado.